Banner Principal Formações

Ver pra crer?

“Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”­ Lc 11,29

Muitas vezes nós fundamentamos nossa fé na existência de sinais grandiosos que confirmem que Deus está conosco. Esperamos que um anjo seja enviado para nos dizer qual é a vontade Dele para nossa vida, que uma voz estrondosa surja do céu, ou em um arbusto que não se queima. Nos limitamos a acreditar que é a Sua vontade ao recebimento de uma flor ou a um estranho que fale exatamente o que precisávamos.

Os israelitas tiveram muitos sinais visíveis da presença do Senhor com eles, as diversas pragas que recaíram sobre os egípcios, a escuridão que garantia a vantagem na fuga, o mar que se dividiu permitindo sua travessia com os pés enxutos, dentre tantos outros. Mas mesmo com tantas demonstrações da presença real de Deus com eles duvidavam, murmuravam e traíam seu libertador, chegando a desejar novamente a escravidão. Em qualquer dificuldade se esqueciam das maravilhas realizadas pelo Senhor em sua libertação, e das promessas que Ele fez sobre a terra prometida, pois os sinais visíveis não atingiam seu interior. Eles não conseguiam perceber o quanto Deus agia em suas vidas, cuidando deles a cada momento e os conduzindo para o destino tão esperado.

Já os Ninivitas não tiveram nenhum sinal externo, apenas as palavras de Jonas bastaram para que se convertessem e abandonassem o mal caminho, se abrindo à misericórdia de Deus. Mesmo sem ver, ouvir uma fala direta Dele à eles, ou presenciar uma ação extraordinária, do homem mais rico e poderoso aos animais, todos mudaram seus hábitos, suas vidas. E  fizeram  isso para seguir o desejo do Senhor a partir de uma pregação, da anunciação do profeta. Assim, percebendo as suas obras de conversão e seu desejo de seguir pelo bom caminho foram alvo da misericórdia Divina e o mal ameaçado foi suspenso pela compaixão do Pai.

Nós temos muito mais do que os ninivitas, temos a Palavra de Deus, Jesus na Eucaristia, Maria como intercessora e mesmo com a presença constante Dele em  nossas vidas muitos não o percebem. Os sinais que temos não precisam ser visíveis, devem agir em nosso interior, é o Senhor que precisa ver em nós a mudança, em nossas obras. É necessário refletir Sua ação em nós e evangelizar os outros, ajudá-los à perceber as obras de amor e misericórdia Divina que acontecem constantemente, mas são invisíveis aos olhos humanos. É claro que Deus confirma muitas coisas em nossas vidas através de sinais externos, mas nossa confiança e esperança precisa ir além do que é material, afinal a fé é um passo no escuro. “Disse-lhes  Jesus: creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto” – JO 20, 29.  Que possamos reafirmar nossa fé frequentemente, e busquemos seguir a vontade de Deus que nos é apresentada de várias formas todos os dias.

972_957692184316277_2759172931241948735_nPor Dafinne Walesca

Missionária da Comuniadade Missão Maria de Nazaré

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› »