Notícias

Tempo de refletir sobre a história

Aproximando-nos do final e início de novo Ano Litúrgico, os textos bíblicos nos falam de prestação de contas, final dos tempos e da expectativa de estarmos preparados para o Senhor que virá. Devemos estar sempre preparados. (…)
Nestes tempos de tantas mudanças, somos chamados a nos comunicar também através das mídias em geral e, em especial, das mídias sociais. Cada época a criatura humana encontra um novo meio para se comunicar. Não sabemos o que virá no futuro, mas as mudanças rápidas nestes últimos cinquenta anos nos fazem pensar em como estar sempre aprendendo de novo. E creio que a principal questão é como fazer um bom uso de tudo isso. (…)
A ferramenta pode ser bem ou mal utilizada. Nesse sentido, chegando a este tempo de reflexão litúrgica somos chamados a um sério exame de consciência e a buscar reconciliação. Uma das situações que mais se difundem divisões, mentiras, maldades tem sido justamente esse instrumento de comunicação. (…)
A grande quantidade de tempo gasto na internet poderia ser usado em atividades perto de pessoas do seu convívio. Participar da missa, santificar o domingo, falar com os filhos, viver momentos de lazer junto aos amigos são necessidades humanas! Começa-se a perceber, que faltam esses eapaços em nossos tempos. O ser humano quanto mais dependente da técnica, mais necessidade tem de encontros pessoais e presenciais.
As notícias e comentários tanto no passado como hoje podem ser causas de ofensas e difamação. E as dificuldades em mostrar o contrário e retirar a mentira são enormes nestes tempos. É necessário utilizar a internet como ponte para a união e não para a separação, pois a vida cotidiana já possui tantos problemas que nos afligem. Temos em nossas mãos um grande instrumento de poder transformar o mundo para melhor, mas a utilização dele depende da pessoa que usa.
Estamos chegando ao final do ano. Quantas discussões, divisões, brigas e divisões devido a tantas questões discordantes causaram situações desagradáveis! (…)
É tempo de reconciliação! O perdão leva-nos a compreender, a desculpar, a conviver com todos, de maneira que aqueles que pensam ou atuam de um modo diferente do nosso, em matéria social, política ou mesmo religiosa, devem ser objeto também do nosso respeito e do nosso apreço. Mas é necessário distinguir entre o erro, que sempre deve ser evitado, e o homem que erra, pois este conserva a dignidade da pessoa. (…)
Partilhemos os dons com alegria e aproveitemos cada dia para semearmos a boa semente da Palavra de Jesus, que constrói um mundo novo, a civilização do amor.
Para utilizar bem a mídia, é necessário que tenhamos paz em nossos corações. Vivamos com essas intenções estes dias finais do Ano Litúrgico enquanto nos preparamos para com o Advento iniciar o novo. Deus nos ama com amor eterno e nos enviou o Seu Filho Jesus Cristo, que deu Sua Vida por nós, para que tenhamos vida e vida plena. Que o Espírito Santo nos conduza e encontre em nós corações abertos para assim viver. (…)
Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: CNBB

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› »