Notícias

Sala Dom Bosco é inaugurada na Comunidade Terapêutica Chácara São João Paulo II

Desde o início de 2015, funciona na Comunidade Terapêutica Chácara João Paulo II, sobre a supervisão dos professores José Heleno e Lenir Rosa, o Projeto de Extensão de Escolarização da UEMG.

O projeto de extensão visa promover a escolarização dos adolescentes em tratamento de dependência química acolhidos da Associação Missão Maria de Nazaré, por meio da Chácara João Paulo II, comunidade terapêutica que acolhe dependentes de 12 a 18 anos. As atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão na comunidade terapêutica Chácara São João Paulo II promove um atendimento escolar diário aos adolescentes, realizado por estudantes bolsistas e voluntários da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). “O projeto visa empreender ações para se garantir o processo de escolarização aos dependentes químicos acolhidos pelas comunidades terapêuticas, reunir os gestores públicos para o debate sobre o tema, além de empreender a discussão interdisciplinar a partir dos cursos de licenciatura e bacharelado a fim de que Universidade possa contribuir com essa situação”, destaca o professor da UEMG José Heleno Ferreira. Dentre as atividades, o projeto promove aulas, intervenções educativas e atividades psicopedagógicas na comunidade terapêutica de forma dinâmica com os adolescentes, “para que se promova a reinserção social dos acolhidos desde seu processo de tratamento e a distância entre vida social e o acolhimento seja a menor possível”, explica a professora da UEMG, Lenir Rosa.

E visando melhorar o ambiente de estudos dos jovens, foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, 12 de setembro, a sala Dom Bosco, a Sala Dom Bosco. Estiveram presentes na inauguração o fundador e a co-fundadora da Missão Maria de Nazaré, Eduardo e Carla, missionários, funcionários, amigos da comunidade, e, é claro, os acolhidos da instituição.

Segundo o Coordenador da Chácara São João Paulo II, Matheus Dias, a Sala leva o nome de Dom Bosco pois tem tudo a ver com a vida do Santo, que se dedicou pelos jovens:

 

Em entrevista, Matheus Dias falou como foi possível a reforma:

 

Além do projeto de Escolarização, a Sala Dom Bosco acolhe a reunião da Pastoral da Sobriedade, Catequese, Espiritualidade, Oficinas de Artesanato e a produção de Mandalas.

 

A inauguração foi encerrada com o Café e um momento de convivência.

 

CLIQUE AQUI para conhecer mais a Chácara São João Paulo II.

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› »