Comunidade – Todas

Programa Vida Nova

PUBLICO ALVO: Adolescentes de 12 a 18 anos , que estejam completando o ensino fundamental e também aos que estiverem cursando  o ensino médio.

 

INTRODUÇÃO: A adolescência é um período no qual o individual faz escolhas e toma decisão que irão resultar em conseqüências para toda sua vida, como: com qual grupo devo me envolver? Com quem devo me apaixonar? Qual faculdade fazer? Vale a pena experimentar alguma droga para me enturmar? Dentre tantos outros questionamentos que envolvem o dia a dia destes jovens, mas em muitos momentos, não possuem referencias para lhes orientar. Nem sempre a família e a escola que são os ambientes ideais para reflexão destes assuntos, conseguem oferecer condições que contribuam na tomada de decisão dos seus adolescentes.

Neste sentido, propõem-se um projeto que visa provocar estas reflexões e oferecer orientação, para que em meio a tantas informações cada jovem consiga realizar suas escolhas de modo correto e maduro, ou seja tendo em vista suas opções e as conseqüências de cada uma delas. Colaborando assim para sua formação enquanto pessoa e cidadão.

 

OBJETIVO GERAL:

Levar aos adolescentes das escolas publicas do município de Divinópolis, um conteúdo que visa promover a formação humana deste publico. A proposta é realizar palestras que abordem as seguintes temáticas: drogas ( informações e prevenção); a valorização de si mesmo; afetividade e redes sociais; sexualidade e namoro; orientação profissional; família e espiritualidade.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Atuar em , no mínimo 30 escolas publicas presentes no município de Divinópolis ao longo do ano de 2014.
  • Oferecer formação humana , por meio de palestras no ambiente escolar, a uma media de mil adolescentes do município de Divinópolis ate o final do ano de 2014.
  • Colaborar na tomada de decisão e na responsabilização destes jovens para com a própria vida.

 

JUSTIFICATIVA:

Percebe-se um crescimento considerável no que se refere á dependência química entre  os adolescentes , alem disso, os altos índices de gravidez indesejada neste período é preocupante. Atualmente as relações estabelecidas nas redes sociais e ambientes virtuais são crescentes. Gerando assim uma superficialidade nas relações. Os vínculos familiares também se apresentam cada vez mais diluídos e desestruturados. A ausência de uma espiritualidade segura tem gerado a banalização dos valores e da moral.

Isso ocorre não por falta de conhecimento, mas por não haver orientação que leve o adolescente a refletir sobre a própria vida e sentir-se seguro para tomar suas decisões. A escola é o ambiente onde há a maior concentração de jovens da mesma idade e portanto um local privilegiado para tratar deste assunto. Neste sentido, o projeto visa realizar no ambiente escolar um espaço de orientação e dialogo sobre estes temas tão determinantes na adolescência.

 

 

PALESTRANTES:

Profissionais da área da psicologia , assistência social, pedagogia , dentre outros, que iorao contribuir com seus conhecimentos para realização destas palestras.

ROTEIRO DAS PALESTRAS:

 

O VALOR DE SI: Os adolescentes esboçam nesta fase da vida um desejo em querer ser aceito. Isso acontece com todos os seres humanos em toda sua historia, porem na adolescência ocorre uma tendência em querer ser aceito não “ por aquilo que sou” ,  mas por aquilo que querem que eu seja”. Neste sentido a vontade de se enturmar leva o adolescente em muitos momentos a se submeter a padrões e estilos que nem sempre corresponde as suas vontades.

È claro que o adolescente esta se descobrindo neste momento e ainda não tem uma identidade bem elaborada, mas muito importante que os jovens não sejam alienados, ou seja, é necessário que ele avalie suas possibilidades e tenha o discernimento do que vai contribuir ara sua vida ou não. A valorização de sua parte do principio de que é preciso observar tudo e saber separa r o que [é bom do que não era dar valor a própria vida. Porem para isso é necessário que o jovem seja orientado e provocando para esta reflexão.

 

AFETIDADE E REDES SOCIAIS:

Atualmente temos percebido uma mudança radical no modo pelo qual  os relacionamentos tem se estabelecido. O contado físico cada vez mais vem sendo substituído pelo contato visual. É obvio que a tecnologia contribuiu de modo significativo para que a distancia não seja um obstáculo para a comunicação se antes por estar longe devíamos aguardar por dias uma carta chegar, hoje este contato é em tempo real.

Porem estes avanços podem provocar alem de benefícios( inquestionáveis) prejuízos para a qualidade desta relação já que o virtual ao invés de acrescentar e colaborar para o bom contato pessoal, pode substituí-lo .E é claro qe nada pode suprir o que o contato afetivo originalmente é capaz de proporcionar. È necessário, porem, despertar os jovens do nosso tempo para esta realidade. Esconder-se nas telas dos computadores ou dos celulares para estabelecer uma relação só ira proporcionar uma afetividade imatura, já que os defeitos das relações, tão necessários de terem vivenciados para o crescimento afetivo, podem ser ignorados ou “ DELETADOS”.

SEXUALIDADE E NAMORO:

A sexualidade é um assunto já muito abordado nas mídias, universidades e mesmo nas escolas, pois se trata de um conteúdo de extrema importância, principalmente na adolescência no qual as transformações “ sexuais” são vistas no próprio corpo. Infelizmente a maioria das famílias , não aborda o assunto, ou se é liberal. È necessário , portanto encontrarmos um meio termo, e mais do que isso, é necessário provocar uma reflexão.

O namoro , por sua vez, esta diretamente relacionado com a questão da sexualidade humana, já que se trata de um tempo para se conhecer e se envolver com alguém. Há aqui porem, uma questão fundamental  que não dever ser negligenciada : dizer que a sexualidade humana se limita ao ato sexual é um reducionismo que impede de se compreender toda sua amplitude . Como o namoro é algo muito comum de ser despertado neste período da adolescência, é também necessário que se converse sobre isso.

 

DROGAS ( INFORMAÇOES E PREVENÇÃO)

Não se pretende com esta palestra realizar uma apresentação do que são as substancias psicoativas, quais os tipos mais comum  e nem mesmo quais os efeitos que elas podem causar ao usuário. O intuito é provocar os jovens para o sentido da droga, o que leva o jovem a se interessar ou despertar sua curiosidade.saber que o uso das drogas traz prejuízos que podem resultar em prisão ou na morte, eles já tem consciência. O que precisa ser apresentado é qual o sentido de se envolver com esta realidade, será que vale a pena apesar dos riscos e conseqüências?

Muitas vezes ao se falar deste assunto a curiosidade é ainda mais aguçada, levando a um resultado indesejado. Pretende-se , portanto, promover  com esta palestra uma informação que vá alem da substancia, e discuta os meios e motivos que levam o jovem ao uso. Então a partir daí deve-se trabalhar a prevenção de modo mais amplo, levando o jovem a perceber a necessidade de ser protagonista da própria vida e decidir por aquilo que de fato lhe fará bem.

 

FAMILIA

È interessante que este tema seja trabalhado com os jovens deste tempo, já que ao longo dos anos o modelo de família que conhecíamos vem sendo reconfigurado e isto tem levado a uma incompreensão do conceito de família. A família antes de tudo deve ser o lugar onde o amor é vivenciado plenamente. O jovem só será capaz de amar se tiver recebido deste amor por seus familiares, pois ninguém é capaz de dar o que não tem. Não se pretende estabelecer uma padronização do modelo familiar mas sim orientar os jovens para que construam suas próprias famílias em um ambiente de respeito, responsabilidade e sobretudo de amor.

Será abordado também a importância do perdão no seio familiar , já que na adolescência os conflitos com os pais são extremamente comuns. É importante levar cada jovem a compreender as diferenças de épocas, temperamentos e personalidade de seus familiares, em especial os que residem no mesmo teto. Na certeza de que só é possível amar a quem se conhece, propõe-se então acolher as diferenças familiares.

 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL:

Na adolescência é que são tomadas as decisões mais importantes da nossa vida, ou pelo menos , a partir delas. Uma destas importantes decisões é acerca da nossa vida profissional, já que a escolha por uma faculdade ou mesmo decidir por trabalhar para ajudar a família, parte de uma decisão pessoal que não deve ser movida simplesmente pela necessidade ou por interesses e imposições de terceiros. A orientação profissional parte do principio que a pessoa precisa por ela mesma decidir qual o caminho a seguir e quais as metas a estabelecer, mas para que não se tome o caminho errado, ou algo que venha a provocar arrependimento , é necessário orientação.

Para isso será proposto conhecer as próprias limitações e potencialidades ( auto conhecimento ) para tomar as decisões mais adequadas . Porem esta palestra tem o intuito de provocar uma reflexão, pois a orientação profissional depende de um acompanhamento longo para que seja mais efetivo.

 

A IMPORTANCIA DA ESPIRITUALIDADE:

Por fim, pretende-se abordar o valor da espiritualidade, sendo que a importância de será ultima, dentre as sete palestras, é justamente para que esta desperte certa disposição e vontade para que cada jovem busque alcançar seus próprios objetivos . È fundamental antes de tudo, separar o termo espiritualidade  é algo que todos possuímos, e não depende de uma religiosidade, já que se trata de algo mais amplo. A religião nos permite desenvolver a espiritualidade que cada um possui.

Neste sentido o objetivo da palestra é despertar o jovem a importância de olhar para dentro de si mesmo, ou seja, seus valores e princípios. Pretende-se também abordar a importância de considerar o próximo com alguém de valor que merece meu respeito. A espiritualidade nos permite observar o mundo ao nosso redor com olhos mais críticos, não aceitando certas condutas que nos levam ao egoísmo, ao preconceito, a discriminação e a tantos outros males que conduzem nossa sociedade a deturpação dos valores fundamentais. Portanto, precisamos ensinar e orientar os adolescentes, que estão  neste momento de formação da identidade , a valorização dos outros, mas também na busca por sentido da própria vida.

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› »