Comunidade – Todas

Programa Adolescente sem Abandono – PASA

INTRODUÇÃO

 

A Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré acolhe Adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos. Em dois projetos: Talita Cumi (Tratamento para dependência Química) e Mãe e Mestra (Acolhimento Institucional)

Com o intuito de promover a capacitação destes adolescentes ao mercado de trabalho, surge o PASA (Projeto Adolescente Sem Abandono). O Projeto consiste em oferecer formação profissional para os jovens assistidos nas dois projetos (recuperação e acolhimento), além de possibilitar a inserção ao mercado de trabalho. A proposta é que a profissionalização aconteça por meio de uma “empresa júnior”, no qual os próprios adolescentes desenvolverão, de forma monitorada, todas as funções que são desenvolvidas em uma empresa, desde a produção até a distribuição.

 

OBJETIVO:

 

Capacitar os adolescentes acolhidos nos Projetos da Comunidade Catolica Missão Maria de Nazaré para o mercado de trabalho por meio de uma “empresa júnior”, além de proporcionar formação profissional e o desenvolvimento de cidadãos responsáveis.

 

Objetivos Específicos:

a)    Proporcionar aos adolescentes as seguintes competências: disciplina; socialização; aprendizado (funções organizacionais); responsabilidade; dentre outras; aprendizado em praticas de confecção de roupas.

b)   Educar de forma prática os adolescentes sobre as questões que envolvem a dinâmica de uma empresa, da produção até a distribuição de mercadorias;

c)    Despertar nos adolescentes o desejo de se desenvolverem profissionalmente e conquistarem seus objetivos;

d)   Encaminhar os adolescentes que estiverem próximos de completarem a maior idade para empresas que conheçam o projeto e que possam dar oportunidade de trabalho.

 

JUSTIFICATIVA

 

            Ao longo do trabalho realizado com os adolescentes acolhidos em nossos projetos, percebe-se uma grande necessidade de promover disciplina, trabalho em equipe, responsabilidade, além de outras competências fundamentais para a formação de cidadãos. Além do que já é realizado pelas Instituições, pensou-se na possibilidade de se criar uma empresa que pudesse além de desenvolver estas qualidades, promover também uma formação profissionalizante.

Neste sentido, o PASA é uma proposta de capacitação profissional que visa não apenas o desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho, mas também o desenvolvimento humano de cada adolescente, sendo que o trabalho é uma forma de ocupação produtiva e de promoção da dignidade.

Estes adolescentes, deverão estar engajados no mercado de trabalho para darem andamento em suas vidas. Deste modo, é fundamental que haja uma oportunidade de desenvolverem e capacitarem-se, a fim de que consigam bom engajamento profissional.   

 

METODOLOGIA

 

Em meio a tantas possibilidades de se criar uma empresa pela qual os adolescentes pudessem se desenvolver profissionalmente optou-se por uma facção de malhas já que estamos em um município que é pólo industrial no ramo de confecção, por isso esta realidade nos motivou, visto que a demanda de pessoas capacitadas nesta área é muito grande o que facilitará a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho. Porém é importante ressaltar que não faz parte dos objetivos do PASA o retorno financeiro. Os possíveis rendimentos serão investidos na estruturação do projeto e para os próprios adolescentes.

Esta “empresa” funcionará como uma mini-indústria com todos os departamentos e processos. Os adolescentes serão avaliados semanalmente em disciplina, pontualidade, assiduidade, disponibilidade, organização, além de serem treinados para trabalharem com metas e qualidade. Ou seja, eles próprios irão desenvolver as atividades. Após o processo de orientação e explicação de cada função, seja na produção, na compra de matéria prima, na captação de clientes, eles irão desenvolver o trabalho, sempre sob observação e monitoramento, com o intuito de proporcionar, acima de tudo a capacitação profissional.

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› »