Notícias

Papa diz que as crianças nunca são um erro

   A Praça S. Pedro ficou lotada de fiéis para a Audiência Geral desta quarta-feira (08/04).  Antes de pronunciar sua catequese, Francisco cumprimentou a multidão a bordo do seu papamóvel, recebendo e retribuindo o carinho dos peregrinos.

    Já diante da Basílica Vaticana, o Papa tomou a palavra para retomar o ciclo de catequeses sobre a família, depois da pausa da Semana Santa.

   Mais uma vez, o Pontífice falou da infância, mas no contexto de uma triste realidade: a de tantas crianças que são rejeitadas, abandonadas, que vêem roubadas a sua infância e o seu futuro.“Às vezes, há quem diga que pode ter sido um erro trazer uma criança ao mundo. Trata-se de uma afirmação vergonhosa! As crianças nunca são ‘um erro’. Não joguemos sobre elas as nossas culpas. Que devemos fazer com as declarações dos direitos do homem e da infância, se depois punimos as crianças com os erros dos adultos?” ressaltou o Pontífice.

    O papa prosseguiu ressaltando que todos os adultos são responsáveis pelas crianças e cada um deve fazer o que pode para mudar a situação de quem vive marginalizado, sem educação e saúde. Para Francisco, toda criança abandonada é um clamor que sobe a Deus e que acusa o sistema que construímos. “E, infelizmente, essas crianças são presas de delinqüentes, que as exploram para tráficos e comércios indignos ou adestrando-as para a guerra e a violência.”

  Todavia, advertiu o Pontífice, também nos países ricos, muitas crianças vivem dramas que as marcam, como a crise da família, vazios educativos e condições de vida desumanas.  Muitas vezes, os filhos pagam o preço de uniões imaturas e de separações irresponsáveis; sofrem o êxito da cultura dos direitos subjetivos exasperados.

   Assim, a Igreja tem a obrigação de estar ao serviço das crianças e de acompanhar as suas famílias, sobretudo aquelas cujos filhos têm graves dificuldades.

   Após a catequese, o Papa saudou os diversos grupos presentes na Praça. Pessoalmente, cumprimentou o fundador da Casa do Menor, Pe. Renato Chiera, acompanhado de alguns auxiliares. 

Fonte: Rádio Vaticano

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› »