Banner Principal Notícias

Missão Maria de Nazaré participa de Congresso Nacional de Novas Comunidades

Aconteceu no dias 20, 21 e 22 de maio, no Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói – RJ, o 14º Congresso Nacional de Novas Comunidades.

A Missão Maria de Nazaré foi representada pelo fundador Eudardo Rivelly, pela co-fundadora Carla Rivelly e pelas membras Eide Luara e Paula Barros.

Cada edição do congresso, uma comunidade fica responsável pela organização da infraestrutura, este ano foi a comunidade Santos Anjos. Já a programação e conteúdo sempre é por conta da Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança (CF).

A Fraternidade

Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança (CF) dirigida hoje pelo seuPresidente Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade OBRA DE MARIA (Recife/PE), é uma Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício e está a serviço das Comunidades que a formam. Nascida na Igreja Católica dentro da corrente de graça chamada Renovação Carismática – presente em mais de 220 países do mundo – entre os seus serviços específicos, destaca-se a ligação destas Comunidades ao Santo Padre, através de uma estreita relação com o Pontifício Conselho para os Leigos.

CF foi fundada por Brian Smith, da Austrália e por e Bob Cavnar, dos EUA. Tem personalidade jurídica de acordo com o art. 322 do Código de Direito Canônico e foi inaugurada formalmente no dia 30 de Novembro de 1990, celebrando no ano de 2015 seu Jubileu de Prata.

Para facilitar esta ligação, a CF possui um escritório no Vaticano, juntamente com o ICCRS (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica) também este de Direito Pontifício, a serviço da Renovação Carismática Católica no mundo. A recente decisão de partilhar o mesmo escritório partiu da necessidade de dar testemunho de comunhão

CF  não pretende ser uma grande estrutura, nem interferir na vida espiritual e pertença à mesma corrente de graça, mantendo a sua identidade própria e compartilhando algumas atividades que se deseja realizar em comum. O Escritório da CF é a “Casa em Roma”, das Comunidades Carismáticas e lugar de referência e visibilidade das mesmas para o Vaticano e as demais realidades eclesiais. das Comunidades que a formam, mas sim prestar um serviço solicitado pelas mesmas quando necessário. Este serviço inclui também a participação na vida evangelizadora e missionária da Igreja, servindo de ligação entre as Comunidades e o Pontifício Conselho para os Leigos com os programas que o mesmo apresenta e organiza.

CF reconhece também como serviço a geração de contato e partilha entre as Comunidades que a formam e outras Comunidades, Associações e Movimentos Eclesiais.

Este tipo de serviço exprime plenamente a própria identidade da CF.

CF convoca, duas vezes ao ano, com o seu Executivo e Conselho para escutar a voz das Comunidades, conhecer as suas necessidades, compartilhar o seus crescimentos, suas dificuldades e como estas têm sido superadas. Tais ocasiões estreitam os laços entre as Comunidades e as enriquecem, ao mesmo tempo, permite que a CF  preste a elas um serviço sempre melhor.

O Centro da vida das Comunidades membros da Fraternidade Católica  é a experiência comum do Batismo no Espírito Santo e o compromisso que liga os seus membros ao Senhor e ao próximo.

Cada Comunidade possui missão e meios de evangelização particulares, entre essas, assistência aos mais pobres e necessitados e o compromisso ecumênico. Dentro destes campos de ação, cada comunidade nutre-se dentro de sua própria cultura, com os “Dons e Carismas de Fundação” recebidos do Espírito Santo e que os coloca a disposição para o serviço da Igreja.

Muitas destas Comunidades se estendem nacional e internacionalmente.

Atualmente são 100 Comunidades membros, 2 em processo de entrada e 16 comunidades membros associados.

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› »