Notícias

Membros da MMN participam de Seminário para Leigos e Leigas promovido pela Diocese de Divinópolis

A Igreja no Brasil celebrou, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, a proposta foi trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo.

O Ano do Laicato teve como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Para encerrar o Ano Nacional do Laicato, a Diocese de Divinópolis preparou o Seminário sobre os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, que foi iniciado na sexta-feira, dia 23 de novembro, às 19h, no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis, com a Santa Missa, presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelos padres Paulo Sérgio, Lúcio Camargos, Daniel Leão e Aldair Custódio. Já no sábado, 24 de novembro, aconteceu as oficinas do Seminário. Divido em três grupos, dois no Centro Diocesano de Pastoral e um no Santuário de Santo Antônio, o evento recebeu aproximadamente 200 leigos e leigas de várias paróquias da diocese.  A Missão Maria de Nazaré se fez presente em todos os três grupos de reflexão.

No grupo 1, realizado no Centro Diocesano de Pastoral, os leigos e leigas presentes participaram da palestra do Marcos Sávio “Becão”, onde ele abordou o tema “Cristãos Leigos e Leigas: Sujeitos na Igreja e no Mundo.”

 

 

A segunda palestra foi ministrada pelo teólogo Felipe Magalhães, que abordou o tema “Cristão Leigos e Leigas e a Política”.

 

Já o grupo 2 se reuniu no Santuário de Santo Antônio, onde participaram, primeiro, de uma palestra, ministrada pelo Pedro Henrique Guimarães, Assessor da Escola Diocesana de Catequese e Teologia, onde ele abordou o tema “Cristãos Leigos e Leigas e a busca do diálogo ecumênico”. A segunda palestra deste grupo foi ministrada por Adriana Penzim, psicóloga e co-fundadora do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte. Adriana abordou o tema “Cristãos Leigos e Leigas e o compromisso de superação da violência”.

 

Reunido no Centro Diocesano de Pastoral, o Grupo 3 foi mais voltado para a juventude. Na primeira palestra, ministrada pelo Secretário de Evangelização da Juventude do Regional Leste 2 da CNBB, Juarez Garcia, foi abordado uma reflexão sobre o Sínodo da Juventude.

 

 

A segunda palestra do Grupo 3 foi ministrada por Carla Miranda, da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB. Carla falou sobre a Evangelização e Novas Mídias.

 

 

Com informações da Diocese de Divinópolis

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹maio 2021› »