Foi realizado, entre os dias 09 e 14 de março, o quarto módulo da Escola de Formação para Consagrados das Comunidades de Vida e Aliança do Brasil, da comunidade Oásis. O retiro foi realizado na sede da Comunidade, em Caxias do Sul – RS. Os membros da MMN Lucas Francisco, Pamela Aila e Marcos Vinícius participaram do evento, juntamente com membros de comunidades de várias cidades do país.
Como nasceu a Escola de Formação
A ideia desse aprofundamento voltado para as Novas Comunidades, surgiu após de uma experiência vivida pela Comunidade Oásis. Eles foram convidados a participar de um curso de formação em Lavrinhas (SP) no ano de 2003 a 2005 pela Comunidade Canção Nova. O curso foi ministrado por reitores e professores da Universidade Salesiana de Roma. Eles viram que essa oportunidade fizeram com que pudessem fazer história na Igreja e assim ajudar as Novas Comunidades, a cada dia mais, através do seu carisma, levar a palavra de Deus àqueles que mais necessitam.
Novas Comunidades
As Novas Comunidades, também chamadas como “providencial resposta do Espírito”, por São João Paulo II na Vigília de Pentecostes de 1998, são Movimentos Eclesiais, formados por leigos que se consagram a Deus à partir de uma carisma e sob o dom e a radicalidade desse carisma, vivem o seu batismo de forma autêntica. As Novas Comunidades, quase sempre surgiram da Renovação Carismática Católica e trazem em si, algumas características:
- Carisma próprio
- Forte missionariedade sob o impulso da nova evangelização
- Amor e reverência filial a Igreja através da obediência ao Papa, Bispo e à doutrina católica
- Vivência Comunitária: vida e aliança
- Chamado específico de pobreza e abandono na providência divina
- Governo comum e organizado, vivido sob a graça da obediência
- Presença de todos os estados de vida: homens e mulheres, casados e solteiros, clérigos, celibatários
- Intenso apelo à vivencia moral segundo o Magistério da Igreja, inclusive confirmado por vínculo de castidade segundo o estado de vida
- Vida de oração, tanto pessoal como comunitária
Adicionar Comentário