Notícias

Foi encerrado o último módulo da Escola de Formação para Novas Comunidades

Membros da Comunidade Missão Maria de Nazaré e representantes de diversas Comunidades Católicas do estado de Minas Gerais, participaram entre os dias 11 e 15 de novembro, no Hotel Spa Pingo de Ouro, em Divinópolis, de uma formação voltada para consagrados de vida e aliança  das Novas Comunidades.

Essa formação, também denominada como uma escola, pela intensidade de suas atividades de aprofundamento, oração, partilha,  adoração,  é ministrado pela Comunidade Oásis de Caxias do Sul (RS) e organizada pela Comunidade Missão Maria de Nazaré e  tem por objetivo: a maturidade da pessoa e a fidelidade a sua vocação especifica na Igreja.

A Escola de formação se compõe em seis módulos, sendo três módulos por ano, esse já é VI Módulo e traz como tema: “A mística do serviço”.

De acordo Gislaine Benedetti  da Comunidade Oásis “A escola de formação nos auxilia a olharmos para trás e vislumbrarmos a beleza do caminho que o Espírito foi levando a Igreja a percorrer, em meio às fraquezas humanas. Olhar para o presente e ficar deslumbrado com o imenso dom que Ele coloca em nossa mãos ainda frágeis. Olhar para frente e compreender que o mistério de Deus é imensamente grande que não necessitaria de nenhum de nós para realizar seus projetos, mas em sua misericórdia nos chamou a ser uma nova profecia”.

 

Como nasceu a Escola de Formação

A ideia desse aprofundamento voltado para as Novas Comunidades, surgiu após  de uma experiência vivida pela Comunidade Oásis. Eles foram convidados a participar de um curso de formação em Lavrinhas (SP) no ano de 2003 a 2005 pela Comunidade Canção Nova. O curso foi ministrado por reitores  e professores da Universidade Salesiana  de Roma. Eles viram que essa oportunidade fizeram com que pudessem  fazer história na Igreja e assim ajudar  as Novas Comunidades, a cada dia mais, através do seu carisma,  levar a palavra de Deus àqueles que mais necessitam. 

 

Novas Comunidades

As Novas Comunidades,  também chamadas como “providencial resposta do Espírito”, por São João Paulo II na Vigília de Pentecostes de 1998,  são Movimentos Eclesiais,  formados por leigos que se consagram a Deus à partir  de uma carisma e sob o dom e a radicalidade desse  carisma, vivem  o seu batismo de forma autêntica.  As Novas Comunidades, quase sempre surgiram da Renovação Carismática Católica e trazem em si, algumas características:

  • Carisma próprio
  • Forte missionariedade sob o impulso da nova evangelização
  • Amor e reverência filial a Igreja através da obediência ao Papa, Bispo e à  doutrina católica
  • Vivência Comunitária: vida e aliança
  • Chamado específico de pobreza e abandono na providência divina
  • Governo comum e organizado, vivido sob a graça da obediência
  • Presença de todos os estados de vida: homens e mulheres, casados e solteiros, clérigos, celibatários
  • Intenso apelo à vivencia moral segundo o Magistério da Igreja, inclusive confirmado por vínculo de castidade segundo o estado de vida
  • Vida de oração, tanto pessoal como comunitária

 

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos.

 

 

 

 

 

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› »