Notícias

Equipe Multidisciplinar da Comunidade Terapêutica Chácara São João Paulo II participa de capacitação

Na última terça-feira, dia 06, a Equipe Multidisciplinar da Comunidade Terapêutica Chácara São João Paulo II participou de uma capacitação, ministrada pela Psicóloga Júnia Flávia, especializada em Dependência Química.

Além de falar do Programa Terapêutico que ela também ajudou a elaborar,  Júnia falou sobre a importância de sua aplicabilidade.  Frequentemente, a coordenação da instituição promove capacitações para a equipe Equipe Multidisciplinar e para os monitores.

De acordo com o projeto terapêutico, o tratamento que acontece na Chácara João Paulo II é baseado na conscientização, no autoconhecimento e responsabilização, por meio de um tripé terapêutico. Este tripé terapêutico é composto dos seguintes planos de trabalho:

  1. Plano de acompanhamento psicossocial: por meio de atendimentos individuais (psicoterapia) ou grupais como grupo psicoterapêutico estruturado (reunião dos sentimentos), grupo temático, reuniões familiares e grupo cidadania.
  2. Plano de terapia ocupacional: são trabalhos realizados por meio da laborterapia (horticultura, avicultura, organização pessoal e estrutural), de atividades lúdicas (jogos), profissionalizantes (oficinas de tapete, costura, informática etc.), atividades pedagógicas (reforço escolar, aula de inglês, libras etc.), atividade física (futebol, musculação etc.), espaços de discussão supervisionada (Reunião do Desabafo, Assembleias etc.) e Grupo de Passeio (conhecer pontos turísticos da cidade, teatro, cinema etc.).
  3. Plano de terapia espiritual: consiste na programação dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade e atividades de desenvolvimento interior.

 

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› »