Notícias

Eduardo Rivelly participa da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral

Após ficar quase dois anos desativado, devido a transferência de Dom Tarcisio para a Diocese de Duque de Caxias – RJ, o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) fez hoje, 02/08, no Centro Diocesano de Pastora, em Divinópolis, sua primeira reunião com o atual bispo diocesano Dom José Carlos.  O CDP é constituído de fiéis em plena comunhão com a Igreja Católica, clérigos, membros de institutos de vida consagrada e leigos designados de acordo com o modo indicado pelo bispo Diocesano que o auxiliem no exercício de sua função pastoral e evangelizadora para examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas. O CDP tem caráter consultivo, cabendo ao Bispo Diocesano a responsabilidade última nas decisões e também em publicar o que tratado, sem com isso diminuir a importância da participação corresponsável das forças vivas da diocese. Também compete ao CDP fazer cumprir o Plano de Pastoral para toda a Diocese de Divinópolis.

Estiveram presentes os vigários das foranias da Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Piedade, Santo Antônio e São Bento; os responsáveis das pastorais do menor, dos surdos, da juventude, missionária da sobriedade, vocacional, familiar, setor juventude e da comissão bíblica catequética; os responsáveis do Conselho de Leigos, dos Focolares, da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade, da CEBs, da Oficina de Oração e Vida, do Conselho de Leigos, da Renovaç
ão Carismática Católica, do Cursilho, E.C.C., das Equipes de Nossa Senhora, do Movimento Familiar Cristão; e das Novas Comunidades Sacramento de Amor, Missão Maria de Nazaré, Amar e Servir, Árvore de Vida e Aliança de Misericórdia. Totalizando 42 pessoas, incluindo Dom José Carlos, Padre Emerson, coordenador diocesano de pastoral, e o Ramon Campos, atual secretário executivo do Centro Diocesano de Pastoral.

A reunião começou com uma dinâmica de apresentação dos participantes, onde cada um recebeu um retalho de pano que ao se apresentar colocava o retalho ao centro da sala São Geraldo. Após todos se apresentarem, todos os 42  pedaços de retalhos já tomavam forma de uma colcha(foto abaixo), fazendo referência ao CDP, que é formado por diversos movimentos e pastorais, cada um com sua particularidade, que juntos somam forças para a evangelização. Em seguida, foi passada algumas informações e orientações do funcionamento do Conselho Diocesano de Pastoral.

FOTO

 

 

 

 

 

 

 

Logo após ser explicado o funcionamento do CDP, foi aberto um espaço para os responsáveis dos movimentos e pastorais para falar das expectativas desse novo tempo do conselho de pastoral, onde várias pessoas falaram e partilharam suas expectativas e demandas de seu grupo específico.  E antes da oração final, Dom José Carlos tomou a palavra e fez algumas pontuações finais em ralação ao Conselho Diocesano de Pastoral. A reunião se encerrou com uma confraternização e almoço.

 

No vídeo abaixo você pode conferir o Padre Emerson falando de como foi o primeiro mês da nova Coordenação Diocesano de Pastoral:

 

Veja mais fotos AQUI.

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› »