Banner Principal Notícias

Eduardo Rivelly e Nathália Veloso participam de Simpósio Nacional de Novas Comunidades

Aconteceu entre os dias 27 de abril a 1º de maio, na sede da Comunidade Oásis, em Caxias do Sul – RS, o Simpósio das Novas Fundações 2016, com o tema “Novas Fundações, uma origem divina”. Estiveram membros de novas fundações de vários estados do Brasil. A Missão Maria de Nazaré foi representada pelo fundador Eduardo Rivelly e pela missionária Nathália Veloso.

A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira, 20 de abril, com a missa presidida por D. Alessandro Rufinoni, Bispo da Diocese de Caxias do Sul.

Em sua homilia Dom Alessandro ressaltou, baseando-se no Evangelho do dia (Jo 15, 9-11) que a primeira missão de Jesus foi servir, este foi o serviço que Jesus ofereceu ao Pai: a salvação da humanidade. O gesto de Jesus é infinito e para toda a eternidade, e hoje ainda o Senhor continua salvando sem desanimar. Deus não desanima de nos salvar!

Dom Alessandro citou ainda o documento “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja e na sociedade”, aprovado recentemente pela CNBB e será publicado em breve. Segundo o Bispo, a ideia central do documento é a importância do leigo na Igreja. Os leigos e leigas são chamados a ser “sal da terra e luz do mundo”, através de seus carismas e dons nos chamados específicos, tais como: novas comunidades, movimentos, ministérios e pastorais da Igreja.

Conforme disse Dom Alessandro o papel do bispo é dialogar, compreender e ter paciência. Nossa diocese possui várias comunidades nascentes, somente o tempo e os frutos podem mostrar a autenticidade de cada carisma. A Igreja espera que a espiritualidade, a dedicação e a fé demonstrada pelas novas espiritualidades se transformem em compromisso para com a Igreja e com o próximo. Segundo Dom Alessandro, existem alguns critérios para saber se pertencemos a Igreja, são eles:

  1. A busca da santidade. Nossa vocação é a santidade;
  2. A fé. Em que cremos? Devemos ter fé em Cristo, na Igreja e na pessoa humana através da valorização e do respeito;
  3. Testemunho de vida e de fé;
  4. Evangelizar, ir ao encontro, ser Igreja de saída.
  5. Empenho e presença na sociedade a serviço da pessoa humana;

Durante o encontro aconteceram diversas formações com temas diretamente relacionados com a vida em comunidade e às novas fundações, tais como, a autoridade evangélica na comunidade e a espiritualidade do método Billings.

Na tarde do sábado, 30, Eduardo Rivelly ministrou uma pregação no Simpósio. Cuja pregação foi muito elogiada, inclusive pela fundadora da Comunidade Oásis, Maria Francisca.

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› »