Notícias

Dom José Carlos visita o Hospital do Câncer e a ACCCOM

Hoje, 03/07, os pacientes da ACCCOM ( Associação de Combate ao Câncer Centro Oeste Minas) e do Hospital do Câncer, ambos em Divinópolis, receberam a visita de Dom José Carlos, bispo da Diocese de Divinópolis. O bispo chegou na ACCCOM por volta de 11h30, onde ele foi recebido pelo Presidente Voluntário, Wilson Martins de Freitas, pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Leides Nogueira da Silva, e por diversos funcionários da associação. Após a acolhida, o bispo foi em todos os quartos dar a bênção e uma palavra de incentivo a todos os pacientes e acompanhantes que lá estavam. Após visitar todos os quartos, Dom José almoçou com alguns funcionários da ACCCOM, e em seguida, foi para o Hospital do Câncer.

No Hospital do Câncer, o bispo conheceu o Setor de Radioterapia, onde ele conheceu um pouco de como funciona o Acelerador Linear, que é o aparelho usado no tratamento contra o câncer, ele também conhecer o local onde será instalado o novo Acelerador Linear, aparelho que está sendo comprado pelo hospital no valor de 3,6 milhões, e a Diocese de Divinópolis, através do Fundo da Solidariedade, fez uma doação de 17 mil reais para que ajude na compra do novo aparelho, que vai ajudar milhares de pacientes da oncologia de Divinópolis e região. Após conhecer o setor de radiologia, Dom José Carlos visitou todos os quartos do Hospital do Câncer, dando uma grande atenção a todos os pacientes e acompanhantes.

 

O presidente da ACCCOM, Wilson Martins, falou com a nossa equipe sobre a importância da visita de Dom José Carlos; ouça:

 

A ACCCOM é mantida com recursos vindos de doações sociedade. A Captação de Recursos é o setor da ACCCOM que tem o objetivo de levantar fundos para os projetos e para a manutenção da Associação.

 

Para ajudar  basta CLICAR AQUI e saber os diversos meios de doação.

 

 

A história da ACCCOM

 

A ACCCOM nasceu em 21 de março de 1995, do coração de pessoas solidárias do Centro-Oeste de Minas, que ao perceberem o sofrimento de quem convivia com o câncer e não tinha recursos para um tratamento digno na região, se associaram para buscar soluções para essa causa.

O primeiro objetivo foi construir o Hospital do Câncer e posteriormente, acolher os pacientes de outras cidades que não tinham onde ficar para se tratarem diariamente em Divinópolis, então, foi construída a Casa de Apoio. Contudo, no intuito de que essas pessoas continuassem sendo cada vez mais bem atendidas, houve a necessidade de ampliar o serviço com a construção do Centro Assistencial e do Centro de Reabilitação Oral.

Tudo isso só foi possível a partir da união desse povo solidário, que viabilizou o tratamento oncológico na região e que o mantém até hoje com pequenas doações de milhares de pessoas que também se solidarizam à causa.

Assim se fundou a ACCCOM, uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que mantém a premissa de ajudar pessoas que convivem com o câncer, com evolução e aperfeiçoamento constante. Atualmente a Associação atende a uma população estimada em 1 milhão e 300 mil pessoas, em cerca de 86 cidades do Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado.

Para conhecimento, o Hospital do Câncer foi construído, equipado e inaugurado pela ACCCOM em 2001 e repassado à administração do Hospital São João de Deus. Em 2009 foi expandido pela entidade para 5 mil m² e é referência no tratamento de câncer na região, oferecendo mais de 200 mil atendimentos por ano, através do SUS. Esta obra inicial foi e continua sendo fonte de investimento constante da Associação.

As demais obras posteriores são administradas e custeadas integralmente pela ACCCOM. A Casa de Apoio, inaugurada em 2004 com 80 leitos e remodelada em 2013, acolhe aos pacientes e seus acompanhantes gratuitamente, com enfermagem 24 horas, 5 refeições diárias orientadas por nutricionistas e oficinas terapêuticas. O Centro Assistencial e o Centro de Reabilitação Oral, inaugurados em 2005 e 2012 respectivamente, prestam serviços de suporte ao tratamento oncológico, com atendimento de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e dentistas. Realizam também ações preventivas e educativas no combate ao câncer e agilização de marcação de consultas, exames e cirurgias.

Para administrar todos esses serviços, bem como gerenciar as doações, a ACCCOM construiu o Centro Administrativo em 2011, que com credibilidade e profissionalismo, colabora com a viabilização de todo esse processo.

Tudo isso é fruto das contribuições da população que, solidária, torna possível ajudar as pessoas na luta contra o câncer, pela vida!

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI!

 

Fonte: Site da Diocese de Divinópolis.

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› »