Notícias

Dom José Carlos preside missa de envio dos seminaristas para a Semana Missionária

Está se tornando tradição um importante trabalho missionário que os seminaristas da Diocese de Divinópolis (Propedêutico – Filosofia – Teologia), realizam durante as férias. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2007, na Cidade de Cláudio. Em seguida, o trabalho foi em Itapecerica. Em 2011 e 2012 a experiência foi em Itaúna e Divinópolis, respectivamente. Em 2013, a missão não aconteceu em razão da Jornada Mundial da Juventude.

Muitos padres solicitaram essa ajuda dos seminaristas. A Equipe de Formação quer proporcionar, com esse trabalho, um envolvimento maior dos seminaristas com o povo, tendo em vista que, no período de estudos, nem todos passam por essa experiência de forma intensa. Durante o trabalho eles vão se dedicar à formação, visita aos enfermos e às famílias. Outro objetivo é tornar mais conhecida a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A alegria do evangelho, do Papa Francisco. Esse documento fala do anúncio do Evangelho no mundo atual. Na obra o Papa se refere à alegria, sobretudo, a alegria que vem do encontro com o Senhor.

Padre Everaldo fala do propósito da Semana Missionária, ouça:

 

A Missa de envio para o início das Missões aconteceu às 11h, logo após a formação que os jovens seminaristas tiveram no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, nos dias 21 e 22 de julho. No dia 21, os seminaristas rezaram a Liturgia das Horas, presidida por Dom José Carlos. Em seguida, começou-se a primeira formação sobre “Economia”, por Padre Luís Carlos Amorim. À tarde, Padre Daniel Leão falou do tema “Direção Espiritual”. À noite, às 19h, os seminaristas participaram da Santa Missa na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em seguida de um momento de confraternização no Centro Diocesano de Pastoral. Hoje, 22/07, a nutricionista Mirlane Camargos, falou aos jovens sobre a importância da Alimentação e Cuidados com a Saúde.

A Santa Missa de envio dos 33 seminaristas foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelos padres Paulo Sérgio, Everaldo Quirino, Adão Carlos Teixeira, Clever Geraldo de Souza, Charley Marcelino e Adelmo Sergio Gomes. Como hoje a Igreja celebra o dia de Santa Maria Madalena, Dom José Carlos falou da importância da mulher na Igreja. Ouça, na íntegra:

Áudio – Homilia Dom José Carlos

 

Acatando sugestão do então Monsenhor José Carlos, que na época não havia sido nomeado bispo, os seminaristas foram encaminhados, em 2014, para Itatiaiuçu, São José da Varginha e Leandro Ferreira. Eles foram divididos em três grupos e cada grupo formado por candidatos dos três cursos.

Padre Charley Marcelino, pároco da Paróquia de São Sebastião, de Itatiaiuçu, fala da programação da Semana Missionária na paróquia:

 

Em Leandro Ferreira, os seminaristas vão se encontrar com as famílias e farão visitas aos enfermos:

 

Padre Clever explica como serão os trabalhos dos seminaristas durante a Semana Missionária em São José da Varginha:

 

 

Fonte: Site da Diocese de Divinópolis

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› »