Banner Principal Notícias

Dom José Carlos dá mais detalhes do Processo de Beatificação do Padre Libério

Na noite do último dia 02 de março, esteve, em Leandro Ferreira, cidade situada na Diocese de Divinópolis, um grupo de pessoas responsáveis pelo processo de verificação da possibilidade de beatificação e canonização do Servo de Deus, Padre Libério Rodrigues Moreira. O objetivo da visita foi para iniciar o procedimento de transladação dos restos mortais de Padre Libério, que se encontravam sepultados em uma pequena capela, junto ao cemitério municipal, desde seu falecimento, em 1980, para a Igreja Matriz de São Sebastião, de Leandro Ferreira.

Além dos integrantes da comissão diocesana da causa da beatificação e canonização, Padre Adelmo, Padre Francisco, Monsenhor Paulo, Padre Ydecy e Erivelta, participaram os técnicos vindos de Roma, Padre Paolo Lombardi e Sr. Paolo Vilotta. Estiveram presentes também o bispo diocesano, Dom José Carlos, e Padre Guilherme, que é o atual administrador da paróquia.

 

 

Após a abertura do túmulo e o recolhimento dos restos mortais, os mesmos foram conduzidos pela comitiva até Divinópolis, onde serão devidamente preparados para serem levados de volta no dia 12 de março, sábado, e depositados na Igreja durante a celebração de uma Missa.

E, para esclarecer tais fatos, Dom José Carlos convidou a imprensa da região para uma entrevista coletiva, falando, com mais detalhes, do Processo de Beatificação do Padre Libério.

O fechamento da fase diocesana consiste na lacração de todo o material recolhido desde a abertura do processo, em agosto de 2012, que será encaminhado a Roma, através do Postulador Padre Adelmo. Todo o material será enviado até o mês de novembro deste ano, para validação e início da segunda fase. Em Roma, será marcada a data de abertura do processo. Após a abertura é feita a validação jurídica, consistindo na verificação se a estrutura do processo está completa.

A partir da abertura, começa a segunda fase, denominada “Romana”. O Postulador, que na fase Romana será o Dr. Padre Paolo Vilotta, nomeia um relator para a elaboração da “Positio”, que irá reunir os depoimentos colhidos e fará uma biografia com os dados encontrados. Com base nisso, elabora a “Informatio”, quando deverá comprovar as virtudes vividas por Padre Libério, que são: Virtudes Teologais – Fé, Esperança e Caridade; Virtudes Cardeais – Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança e Virtudes do seu estado clerical – Humildade, Pobreza, Castidade e Obediência.

Pronta, a “Positio” é publicada e segue para análise de conteúdo por uma Comissão Histórica, Comissão de Teólogos e Comissão de Bispos e Cardeais; se aprovada segue para ratificação do Papa Francisco, que proclama Padre Libério “Bem-aventurado”. Dom José Carlos ainda informou que não há previsão para o encerramento desta fase.

Após a proclamação da Bem-Aventurança será iniciada a fase da Beatificação. Para ser declarado Beato é necessário provar que, depois da morte de Padre Libério, através da intercessão dele, Deus realizou um milagre. Isto se verifica mediante um rigoroso processo que estuda o milagre em questão. Para isso há uma comissão médica que passa as informações a uma comissão de teólogos, encarregada de examinar, à luz da fé, as conclusões do estudo apresentado pela comissão médica; Se a decisão definitiva confirmar a autenticidade do milagre, se proclama oficialmente o decreto sobre o mesmo. O Santo Padre, o Papa, o confirma e assim se determina a data e o lugar da cerimônia da Beatificação. Não precisa de milagre algum se há provas que a pessoa foi martirizada pela fé.

Para que um Beato chegue a ser proclamado Santo, requer-se que, depois de ter sido beatificado, alcance de Deus um milagre mediante sua intercessão. Este milagre deve provar-se através de um processo rigoroso, igual ao exigido para a Beatificação.

A Congregação para a Causa dos Santos (antiga Congregação de Ritos) é a encarregada da Beatificação e Canonização dos cristãos.

Confira, na íntegra, a coletiva de imprensa:

 

 

 

Fonte: Diocese de Divinópolis

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› »