Banner Principal Formações

Deus fala comigo?

Você já se perguntou se Deus fala com você? Ou como reconhecer se realmente é Ele que está querendo te dizer algo? Quando alguém fala que devemos ouvir a voz de Deus podemos ser levados a imaginar uma sarça ardente que não se consome, um anjo que vem nos anunciar ou uma voz poderosa que vem do céu, mas os sinais extraordinários são raros e devemos perceber que o Senhor nos fala o tempo todo, somos nós que não conseguimos entender.

A primeira coisa que precisamos buscar para ouvir a Deus é a intimidade com Ele. Desde nosso batismo o Senhor habita em nós, mas diversas vezes sufocamos sua presença e abafamos sua voz com diversos barulhos internos e externos. Não existe uma formula para entende-Lo, mas quando somos amigos de alguém conseguimos reconhecer sua voz. Quanto mais próximos mais fácil é para nos comunicar, grandes amigos se entendem até sem nenhuma palavra.

Mas como ser amigo de Deus? Como Ele fala comigo? Um bom início é nos esforçarmos para ler a Sagrada Escritura com mais frequência. A Bíblia é a Palavra de Deus, é o Deus vivo que nós fala de forma atual. A liturgia Diária, de forma especial, é o que o Senhor tem para nos falar a cada dia. Lendo e refletindo as Escrituras podemos ouvir diretamente à Ele.

 “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” – Hebreus 4, 12.

 Outro passo importante é termos uma vida de oração. Mas não somente a oração que somos acostumados, um monólogo, mas uma conversa, um diálogo. Em nossos relacionamentos é difícil realmente escutar ao outro, esperar a resposta, ao invés de adivinhar o que o outro tem a dizer. Pode parecer estranho e impossível, mas Deus quer ter diálogos conosco, ser íntimo, não um Senhor distante que somente dá ordens e ouve as súplicas. Ele nós fala através de fatos, de músicas, das pessoas, se em cada momento pensarmos no que o Senhor tem a nos falar com aquilo, conseguiremos perceber sua presença constante conosco.

Mas como saber se é realmente Deus que fala? Ele sempre é fiel ao que diz. Se o que ouvimos vai contra os ensinamentos Bíblicos, contra o Magistério e Doutrina da Igreja, ao amor ao próximo não pode ter vindo de Deus. Jesus disse que não veio ao mundo para abolir a Lei, mas para que seja verdadeiramente cumprida, portanto a Palavra não pode ser alterada. E aquilo que já foi ensinado, através da ação do Espírito Santo, é a Verdade. Outro sinal é o cumprimento de suas promessas, ao longo do tempo será confirmado o que disse.

“Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram, nenhuma delas falhou.” Josué 23, 14.

O Senhor fala com cada um de forma particular, pois nos ama individualmente. Por isso, podemos ao rezar expor tudo o que está dentro de nós para Ele e depois silenciarmos para que possamos ouvi-Lo. Mas é importante não cobrarmos que nós fale ou entendamos, pois as exigências, expectativas, ansiedade, apenas nos deixam mais agitados, o que nos atrapalha. Apenas esteja com Deus, de forma livre. Peçamos ao Espirito Santo, nosso mediador, que derrame sobre nós seus dons para vivermos uma autentica intimidade com Ele, com o Amado de nossas almas, que deseja ser próximo, mas como nunca é invasivo está à espera de nossa abertura.

17309384_1261218930630266_4779264238143058442_nDafinne Walesca 

Missão Maria de Nazaré

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› »