Banner Principal Formações

A Missão dos Pais na Educação dos Filhos

O pai e a mãe são representantes de Deus na vida dos filhos. Por isso têm autoridade sobre eles. Então, é vontade do Senhor que estes cumpram muito bem a missão de educá-los para a sociedade e para o céu.

Diz o livro do Eclesiástico:

“Aquele que ama o filho castiga-o com frequência; aquele que educa o seu filho terá motivo de satisfação” (Eclo 30, 1-2). Não é com o intuito de maltratar ou de humilhar os filhos que Deus nos fala nesta passagem do antigo testamento, mas com o intuito de mostrar que corrigindo adequadamente os filhos, estes serão no futuro um motivo de satisfação.

E o próprio São Paulo lembra que os pais não podem humilhar e magoar os filhos ao corrigi-los: “E vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e na correção do Senhor” (Ef 6,4).

O filho precisa ser corrigido, mas o que mais dói no filho é quando tiramos a sua liberdade, dói na alma, dói mais que umas chineladas. Você que é pai, Deus te deu autoridade e você precisa aplicar o castigo adequado, e corrigir o seu filho; não é humilhá-lo. Você também precisa conquistar seu filho, e não é dando coisas, mas, com carinho, com amor, é se dando ao seu filho, afinal de contas você também precisa respeitar o seu filho. Pai e mãe, não podem chegar em casa com o sangue quente e xingar e bater nos filhos, não pode corrigir quando estiver nervoso, pois você vai falar besteira e fazer besteira, mas corrigir na hora e da maneira certa, levando seu filho para o quarto e, somente os dois, corrigir apenas, assim você vai conquistar o respeito do seu filho.

Os pais são os representantes de Deus na terra para os filhos, e filhos que tem uma visão errada dos pais, terão também uma visão errada de Deus. Como diz o Professor Felipe Aquino: “Um filho humilhado pelo pai e pela mãe não ouvirá os conselhos destes.” Antes de falar que Deus ama seu filho, que Jesus ama seu filho, você precisa dizer e demonstrar que ama o seu filho para que um dia ele venha a ter interesse em conhecer as coisas de Deus e seus caminhos.

Por Marcos Vinícius e Pâmela Aila | Missionários da Comunidade Missão Maria de Nazaré

 

Palavra do Fundador

Agenda

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› »