Banner Principal Formações

Santa Madre Teresa de Calcutá, instrutora do Método Billings

No dia 04/09/2016 a Igreja canonizou Santa Madre Teresa de Calcutá. O que poucos sabem é que nossa santinha era também uma instrutora do Método de Ovulação Billings.

Em 1978 Madre Teresa convidou o casal Billings para ensinar e treinar o Método Billings para suas irmãs noviças, para que as mesmas pudessem orientar as mulheres da Índia quanto a um Planejamento Natural Familiar. Ela dizia: “O Planejamento Familiar Natural não é nada mais do que o mútuo autocontrole do amor.”

Abaixo um trecho da carta do Dr. John Billings intitulada “Uma história da Providência Divina” escrita em abril/2000. O contexto era o seguinte:

O governo da Índia instituiu uma lei de esterilização em massa, porque diziam que os pobres se reproduziam como ratos. Madre Teresa inconformada com a situação dessas pessoas que teriam seus corpos mutilados pela vasectomia e laqueadura, solicitou ao governo um tempo para ensinar aos casais pobres de Calcutá o Método de Ovulação Billings, para que pudessem espaçar o nascimento de seus filhos de acordo com sua díficil realidade. O governo autorizou, e dada a eficácia do MOB, concedeu a esses casais uma carteirinha que dizia “Não toquem nestes!”. Assim, quando a esterilização em massa começou esses casais apresentavam essa carteirinha e tinham seus corpos preservados da esterilidade forçada.
Vale a pena conferir:

“A primeira vez que nós encontramos Madre Teresa de Calcutá foi quando ela veio a Melbourne em razão do Congresso Eucarístico nos anos 70.

Quando nós tivemos uma Conferência Internacional na Universidade de Melbourne em 1978 para comemorar o décimo aniversário da “Humanae Vitae” ela foi uma das nossas conferencistas convidadas. Nós a encontramos novamente no Sínodo dos Bispos e depois disso ela nos convidou inúmeras vezes para ir a Calcutá para orientar o treinamento das suas Irmãs e Noviças no MOB, tanto que em qualquer lugar onde elas estivessem trabalhando posteriormente, entre os mais pobres dos pobres, elas seriam capazes de ajudá-los a controlar o tamanho de suas famílias e evitar as medidas nocivas usadas em vários programas governamentais.

Nós lembramos bem a primeira visita que fizemos a Calcutá por convite dela. Depois de assistir a Missa da manhã na capela do convento nos estávamos tomando o café da manhã na pequena sala de recepção, durante o qual Madre Teresa veio para nos receber. Ela disse: “Bem, agora que vocês descobriram esse conhecimento vocês devem passar o resto de suas vidas levando-o às pessoas que necessitam” Naquela época Lyn e eu estávamos muito atarefados em nossa vida profissional na Austrália, tínhamos um empréstimo bancário a pagar e ainda tínhamos que cuidar da nossa família, temporariamente assistida pelos esforços combinados das duas avós. Eu disse a ela “Madre Teresa, Eu não sei como eu consegui chegar até aqui.”. Ela não deu importância ao meu comentário e com um movimento de sua mão disse “Este é um segredo que vai permanecer com Deus” – a resposta simples e direta de uma pessoa que nós temos dito, será em breve canonizada”.

(Trecho da carta do Dr. John Billings intitulada “Uma história da Providência Divina” escrita em abril/2000).

Madre Teresa disse ao Casal Billings:

“Bem, agora que vocês descobriram esse conhecimento vocês devem passar o resto de suas vidas levando-o às pessoas que necessitam”