Notícias Notícias - Casa Mãe- Divinópolis/ MG

Mais um jovem concluiu o tratamento na Comunidade Terapêutica São João Paulo II

Além dos diversos trabalhos sociais, a Missão Maria de Nazaré também desenvolve vários projetos sociais. Dentre eles está a Comunidade Terapêutica São João Paulo II, que consiste em ajudar jovens, de 12 a 18 anos de idade, a se livrarem do vício das drogas.

O tratamento tem duração de no mínimo seis e no máximo doze meses. Os meses são divididos em estágios- fases classificadas metaforicamente e ludicamente pelo sinal de trânsito, assim cada estágio se assemelhará a uma cor, respectivamente vermelho, amarelo e verde, que poderá durar de 2 a 4 meses casa fase e funcionará como diretriz estrutural do processo de tratamento.

As fases em que os acolhidos se encontram são identificadas ludicamente através de crachás com as cores de cada fase, sendo:

VERMELHO: Conscientização
Refere-se a fase em que o acolhido já pensa em mudar, mas ainda não possui determinação suficiente.

AMARELO: Autoconhecimento
Momento em que o acolhido reconhece claramente que o uso o prejudicou e deseja uma mudança.

VERDE: Responsabilização
Refere-se a mudança de atitude do sujeito que começa a colocar em prática o que foi planejado mudando seus hábitos, atitudes e comportamentos.

No último dia 13 de agosto, aconteceu a graduação de um jovem 14 anos, Mychael, de Lagoa da Prata/MG. Na parte da manhã, aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Padre Marcelo Francisco. Já na parte da noite, aconteceu uma cerimônia de término do tratamento do jovem. Ambas as cerimônias contaram com a presença de missionários, amigos e familiares do jovem.