Notícias

Jovem da cidade de Mário Campo – MG conclui tratamento na Comunidade Terapêutica São João Paulo II

Na noite do dia 04 de outubro, Dia que a Igreja celebra São Francisco de Assis, aconteceu na Comunidade Terapêutica São João Paulo II, assistida pela Missão Maria de Nazaré, a graduação de um jovem da cidade de Mário Campo – MG. O jovem Wesley ficou em tratamento num período de quase 1 ano.

 

A Comunidade Terapêutica

A maioria dos modelos de tratamento para este público objetiva principalmente a dependência química. Embora esse seja o ponto central, que leva o sujeito a procurar o tratamento, estes jovens apresentam outros problemas associados ao uso abusivo de drogas. Acreditando nisso, o tratamento realizado pretende rever suas atitudes, sentimentos e emoções, além de colaborar na mudança da maneira de reagir frente às dificuldades e situações com que defronta na vida pessoal e social.

O tratamento tem duração de no mínimo seis meses e no máximo doze meses. Os meses são divididos em estágio/fases classificadas metaforicamente e ludicamente pelo sinal de trânsito, assim cada estágio se assemelha a uma cor, respectivamente vermelho, amarelo e verde, e funciona como diretriz estrutural do processo terapêutico. No programa os acolhidos realizam o objetivo de cada estágio ou fase, na maioria das vezes segundo uma escala temporal, de acordo com o processo de mudança de posicionamento de modo subjetivo, ou seja, cada um possui seu próprio tempo. Assim como a maturação gestacional que dura em média nove meses, o tratamento se conclui como forma de renascimento, confirmando assim o lema do projeto: “jovens novos para um mundo novo”.